Nada mais natural que um fotógrafo de alimentos se aventurar pela arte da cozinha. Afinal de contas, não há estômago fotográfico que resista ao aroma dos temperos frescos durante uma sessão de fotos para cardápio da mais nova lanchonete no pedaço! Por este motivo, assim como pela minha paixão em cozinhar, compartilharei neste cantinho do meu blog algumas receitas assinadas pela fotógrafa aqui e outras tradicionais ou de outras pessoas que andei testando. : )
Por dois anos, venho tentando todos os tipos de receitas de hambúrguer vegetariano e de hambúrguer vegano que utilize a PVT/PTS (proteína texturizada de soja) como ingrediente base. Me frustrei na maioria das receitas: o hambúrguer sempre precisava de muita farinha para não desmontar na chapa, o que resultava num bolo pesado e muito seco.
Eis que neste ano de 2017, finalmente cheguei a receita ideal para o meu paladar. As fotos são desta receita que compartilho com vocês e não usei nelas nenhuma "magia" de food styling para deixar o hambúrguer mais bonito e suculento: ele realmente fica bem molhadinho se vocês seguirem a receita à risca!
Nesta receita, ensinarei apenas o preparo do hambúrguer com um bônus de como derreter o queijo em cima da "carne".
Ingredientes
* Duas xícaras de PVT
* Meia xícara de floco de aveia integral
* Entre meia e uma xícara de farinha de trigo - integral ou refinada
* Duas colheres de sopa de semente de linhaça
* Meia cebola picada - pode ser cebola branca ou roxa
* Dois dentes de alho bem picadinhos ou triturados
* Quatro colheres de sopa de molho shoyo - dê preferência as versões com reduzido teor de sódio e sem glutamato monossódico!
* Pimenta do reino em pó - quantidade de acordo com o seu gosto!
* Fumaça em pó ou liquida
Dica de ingrediente para quem está em transição ao vegetarianismo ou veganismo: Substitua a fumaça em pó/liquida por meio tablete de caldo de carne de sua preferência. Fiz um teste usando o sabor de picanha e ficou super saboroso!
Não tem sal? O molho shoyo costuma ter muito sódio. A fumaça em pó ou a liquida também possuem um tiquinho de sódio. Portanto, optei por não adicionar sal na receita.
Modo de Preparo
Aqueça água para hidratar a PVT e o floco de aveia: Não precisa ferver a água! Assim que começarem a formar bolhas na água, desligue o fogo e insira toda a PVT e a aveia, deixando de molho por 15 minutos.
Água fria para hidratar a linhaça: Já a linhaça pode ser hidratada em água fria. Coloque as sementes num copo pequeno com pouca água, apenas o suficiente para cobrir as sementes. Deixe de molho por 15 minutos.
Picando os ingredientes: Enquanto a PVT, a aveia e a linhaça estão hidratando, pique a cebola em quadradinhos bem pequenos. Faça o mesmo processo com o alho, que também pode ser amassado caso você prefira. Junte tudo e reserve.
Hora de secar a PVT e a aveia: Passados os 15 minutos de hidratação, coloque a mistura de PVT e aveia numa peneira fina para escorrer toda a água. Deixe entre 10 a 15 minutos para que todo o excesso de água escorra. Se for necessário, esprema de leve com as próprias mãos, na peneira, a mistura para drenar um pouco do liquido.
Misturando os ingredientes: Pegue um bowl e adicione a mistura de PVT com aveia, a linhaça hidratada, a cebola e o alho picados, o molho shoyo, a pimenta do reino e a fumaça em pó. Misture tudo com uma colher de pau até obter uma mistura homogênea. Você notará que a mistura ficará aparentemente unida e bem molhadinha. Porém, esta ainda é uma maçaroca que não inspira segurança para ganhar forma de hambúrguer. O "pulo do gato" vem no passo a seguir.
Adicionando a farinha aos poucos: É nesta parte onde acontecem muitos dos problemas no preparo do hambúrguer vegetariano, portanto, muito cuidado! Não adicione toda a farinha de uma só vez! Pegue um punhado e polvilhe na massa, misturando em seguida com o auxílio da colher de pau. Vá repetindo esse processo até você perceber que a massa já ganhou mais liga com relação ao que ela era sem ter a farinha no meio. A massa precisa ficar um pouco molhadinha ainda, lembrando um pouco da aparência e consistência que a carne bovina fresca tem quando moída e unida. Um bom teste é pegar um punhado com a colher de pau e tentar fazer uma bolinha nas mãos: se não ganhar forma alguma e ficar desmontando, a liga não está boa e será necessário um pouco mais de farinha. Finalizada a mistura, deixe a massa descansando um pouquinho, não mais que 10 minutos - neste tempo, você pode ir preparando o pão, cortando os ingredientes que quer inserir dentro do seu lanche
Hora de fritar: Aqueça, em fogo baixo, cerca de uma a duas colheres de sopa de azeite de oliva na frigideira, apenas o suficiente para untar a frigideira. Pegue com a colher de pau uma bola do tamanho que você desejar e coloque na frigideira. Com o auxílio de uma espetáculo de fritar ovos, vá dando a forma redondinha e achatada ao seu hambúrguer, com cuidado para não correr o risco de desmontar o hambúrguer. Você pode usar aquelas formas redondas de fritar ovo neste processo, caso não se sinta seguro para dar a forma ao seu hambúrguer! Tampe a frigideira para que o vapor ajude a selar o hambúrguer uniformemente. Não vai demorar muito para a parte debaixo dourar, portanto, fique espero e de olho! Muito cuidado ao virar o hambúrguer, faça este processo com cuidado (e com certa rapidez) usando apenas a espátula. Tampe a frigideira novamente e deixe o outro lado dourar. Este processo todo de fritura deve levar entre 10 a 20 minutos, dependendo do seu fogão e do tamanho do hambúrguer que você fez - quanto maior e mais grosso, mais demorado será.
Bônus da fotógrafa: queijo derretido em cima do hambúrguer
Não tive a oportunidade de testar ainda com queijos vegetais. Portanto, quem for vegetariano e que não consome nada derivado de leite animal, ou que for vegano, esta parte do processo é por conta e risco de vocês caso queiram utilizar os queijos vegetais!
O pulo do gato para derreter o queijo em cima do hambúrguer de forma perfeita, linda e saborosa como nas fotos daqui consiste em adicionar água na frigideira após o hambúrguer ter ficado cozido. Recomendo usar uma frigideira limpa, sem gordura, para este processo, pois água fria quando bate em óleo quente não costuma dar uma boa coisa - ninguém quer correr o risco de sofrer queimaduras por respingo de óleo e água, né!.
Em fogo baixo, coloque o hambúrguer já frito na frigideira e adicione um pouco de água, apenas o suficiente para cobrir a superfície da frigideira. Tampe a frigideira e deixe em cozimento entre 2 a 5 minutos. Tire a tampa para ver se o queijo derreteu e, caso positivo, é só retirar o hambúrguer com o auxílio de uma espátula.
Há um vídeo muito bom do Hamburguerando no YouTube, explicando este processo todo. Clique aqui para assisti-lo e guarde como referência!
Finalização
Você pode apreciar este delicioso hambúrguer tanto montando um super lanche quanto junto com uma salada (e um arroz).
Caso você queira um lanche, você pode e deve montá-lo com os ingredientes que quiser! Vai do gosto e da criatividade de cada um! : )
Na foto, montei um hambúrguer utilizando pão de hambúrguer sem gergelim, escarola, queijo mussarela processado, cebolas roxas douradas no shoyo e maionese sem lactose e com teor reduzido de gordura e sódio (que comprei sem prestar muita atenção, porém, descobri na hora de comer que esta é uma maionese super leve na textura e com sabor levemente cítrico).